12 mapas que irão surpreender você

Publicidade

Há quem diga que ele data de cerca de 6.204 a.C e nasceu desenhado numa parede. Outros dizem que ele teria sido feito pelos povos babilônicos por volta do ano 2.500 a.C, confeccionado sobre uma placa de argila cozida, e representava o vale de um rio (provavelmente o Eufrates), na região da antiga Mesopotâmia. O fato é que o mapa é uma das invenções mais importantes da história da humanidade e foi fundamental para o seu desenvolvimento.

Nessa série, agarre sua bússola: separamos uma lista com uma dúzia de mapas que irão deixar você de queixo caído.

mapas

1) Leitores ao redor do mundo

Leitores ao redor do mundo

De acordo com o World Culture Score Index, ranking divulgado pela agência NOP World, a população que mais lê em todo mundo é a indiana (com 10 horas e 42 minutos de leitura por semana), seguida por três populações asiáticas – a tailandesa (com 9 horas e 24 minutos), a chinesa (com 8 horas) e a filipina (com 7 horas e 36 minutos). Os brasileiros estão na zona de rebaixamento da pesquisa, entre as últimas posições (dedicam à leitura, em média, apenas 5 horas e 12 minutos por semana).

2) Mais da metade da população mundial vive dentro desse círculo

More than half the world's population lives inside this circle

A população mundial, de acordo com o U.S. Census Bureau, está acima dos 7 bilhões. No círculo da imagem acima estão contidos os países China, Índia, Indonésia, Bangladesh, Japão, Filipinas, Vietnã, Tailândia, Birmânia, Coreia do Sul, Nepal, Malásia, Coreia do Norte, Taiwan, Sri Lanka, Camboja, Laos, Mongólia e Butão, que de acordo com o mesmo censo possuem uma população estimada em mais de 3,6 bilhões de habitantes – ou 51,4% da população mundial

3) Liberdade de imprensa

Web

Segundo a organização internacional Reporters Without Borders, o país com maior liberdade de imprensa em todo mundo é a Finlândia, seguido pela Holanda, a Noruega e Luxemburgo. O Brasil caiu 9 posições desde a última medição e agora ocupa a posição 108 do ranking – a imprensa por aqui é menos livre que países como Uganda, Líbano, Quirguistão e Timor Leste. Segundo a organização, ”o cenário da mídia brasileira enfrenta graves distorções (…), fortemente dependente de autoridades políticas no nível estadual, a mídia regional está exposta a ataques, violência física contra seus profissionais e censura provocada por ordens judiciais, que também atingem a blogosfera”. Cuba, Vietnã, China e Coreia do Norte estão nas últimas posições entre os países com menor índice de liberdade de imprensa no mundo.

4) IDH ao longo da fronteira EUA-México

IDH ao longo da fronteira EUA-México

O mapa acima, com dados do Índice de Desenvolvimento Humano divulgado pela ONU, mostra a disparidade entre o desenvolvimento na região fronteiriça dos EUA em comparação com suas contrapartes mexicanas. Note como, entre os municípios, o menor IDH do lado americano (Starr County Texas) é ainda maior do que o maior IDH do lado mexicano (Mexicali). Para entender melhor como as instituições são cruciais para essa realidade – mais do que qualquer fronteira demarcada por qualquer governo – leia o livro “Por que as nações fracassam?”, dos economistas Daron Acemoglu e James Robinson. 

5) Iluminação: Coreia do Norte vs Coreia do Sul

koreamap

Eis a falência da economia centralizada ante o modelo de uma sociedade de mercado. O mapa acima mostra o quão discrepante é a noite norte coreana em relação à sul coreana: de um lado escuridão, do outro luz. Para entender melhor como a iluminação pode ser usada como um proxy para medir o crescimento econômico, acesse o estudo “Measuring Economic Growth from Outer Space“.

Publicidade

6) Países que tem ou tiveram um regime socialista

países socialistas

No mapa acima é possível identificar todos os países que são ou já se auto-declararam Estados socialistas, sob qualquer definição (marxistas-leninistas ou não marxistas-leninistas). Você acessa a lista completa, com maiores informações, clicando nesse link.

7) Mapa da Fome

Index de Fome

Global Hunger Index é uma ferramenta estatística usada para descrever o atual estado de fome de diversos países ao redor do mundo. O índice foi adaptado e desenvolvido pelo International Food Policy Research Institute (IFPRI) e publicado pela primeira vez em 2006. A última análise foi divulgada a partir dos dados de 120 países em desenvolvimento ou em transição, 56 dos quais com uma situação grave de fome. Na imagem acima um raio x da atual situação africana. Segundo o estudo, os países com os problemas mais alarmantes de fome em todo mundo são Burundi, Eritreia e Camarões.

8) E se os estados brasileiros fossem países?

mapa pib brasil

No mapa acima é possível analisarmos uma comparação dos estados brasileiros com seus países equivalentes através do PIB per capita, o indicador que ajuda a saber o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região. A comparação é feita pela revista britânica The Economist.

9) Mapa de ateístas na Alemanha

Map of atheism in Germany- the divide between east and west

Um estudo recente chamado “Beliefs about God across Time and Countries“, divulgado pela NORC da University of Chicago, constatou que 52,1% dos moradores do leste da Alemanha (antiga Alemanha Oriental) identificam-se como ateus, em comparação com 10,3% da região oeste. A pesquisa foi incapaz de encontrar uma única pessoa com idade inferior a 28 anos no leste da Alemanha que acreditasse em Deus.

10) Legislação sobre a homossexualidade no mundo

Mapa homossexualidade

O mapa acima indica o status legal da homossexualidade pelo mundo. A cor preta, que toma boa parte do continente africano, indica ilegalidade. Dos atuais países membros da ONU: 94 apoiam a união entre homossexuais, 54 se opõem e 46 nem se opõem, nem apoiam. Em 72 países do mundo você pode ir para a cadeia caso seja um homossexual. Em 7 você pode ser condenado à morte.

11) O esporte mais popular de cada país

MostPopularSpectatorSportsintheWorld (1)

Esses são considerados os esportes mais populares do mundo. Repare que o mundo de língua inglesa ama os esportes com carregamento de bola, como o futebol americano, o rugby e o futebol gaélico. Em locais frios o amor é pelo hóquei. Mas a supremacia do futebol é a grande história. Em praticamente toda a Europa, América do Sul, África e Oriente Médio, além de boa parte da Ásia e da América Central, o futebol é o rei incontestável.

12) 500 universidades mais importantes do mundo

Mapa Mostrando os países que 500 melhores universidades estão dentro

O mapa acima é baseado na Academic Ranking of World Universities, feito pela Shanghai Jiaotong University, e lista as 500 universidades mais importantes do mundo. O ranking compara 1,2 mil instituições de educação superior, utilizando uma fórmula que toma em consideração o número de ex-alunos vencedores do Prêmio Nobel e Medalha Field (10%), membros do corpo docente que obtiveram tais prêmios (20%), pesquisadores altamente citados em 21 categorias gerais (20%), artigos produzidos na Nature e Science (20%), o Science Citation Index e o Social Sciences Citation Index (20%), e a performance acadêmica per capita nos indicadores anteriormente citados (10%). É uma das classificações internacionais de universidades mais influentes do mundo. Os Estados Unidos lideram o ranking com 150 instituições. O Brasil tem 6 na lista.

Comments

Deixe uma resposta

Loading…