Essas 25 empresas apoiam o casamento gay

Publicidade

Nos últimos dias, uma propaganda de O Boticário gerou polêmica ao mostrar diferentes tipos de casais, heterossexuais e homossexuais, trocando presentes. O vídeo de 30 segundos mobilizou um batalhão de pessoas a curtirem ou descurtirem o comercial – ora em apoio, ora em retaliação.

O fato é que o apoio ao amor LGBT não é uma exclusividade da rede brasileira de cosméticos e perfumes. Algumas das maiores empresas do mundo, online e offline, também já pronunciaram publicamente apoio à causa.

Abaixo, uma lista com algumas dessas empresas. 

Microsoft

DSC_1056_

Se você boicotou o Boticário por conta da propaganda no YouTube e está entre as 9 de cada 10 pessoas que utilizam o sistema operacional Windows, é bom começar a se preocupar: seu computador está rodando sobre um sistema de uma das empresas que mais apoiam explicitamente a inclusão de homossexuais e o casamento igualitário no mundo. Ah, e se você utiliza Mac OS X também é bom considerar desligá-lo: a Apple também está nessa lista.

Motorola

[raw]

 

Escolha amar quem te completa, quem te faz feliz. Escolha amar da sua maneira, pode ser de um jeito intenso ou sereno. #EscolhaOAmor e prepare-se para celebrar a diversidade das escolhas! (>^_^)>♡<(^o^<) Posted by Motorola on Tuesday, June 2, 2015

[/raw]

Ex-Google e atual subsidiária da Lenovo, a Motorola Brasil também está entre as empresas que declararam apoio publicamente à causa LGBT. Em uma postagem que foi ao ar na última terça-feira, a empresa assumiu seu posicionamento diante da polêmica envolvendo a propaganda de perfumes.

Publicidade

Google

gayglers in SF

A gigante das buscas tem uma das políticas mais inclusivas do mundo da informática. Além de promover o convívio entre funcionários de etnias diferentes, a empresa ainda busca promover a inclusão de funcionários LGBT, que ganharam até um apelido: os “Gayglers“.

Tiffany & Co.

tiffany-and-co

Uma das mais tradicionais joalherias do mundo, a Tiffany & Co. fez uma campanha a favor da união entre pessoas do mesmo sexo, apresentando um casal homossexual e um pedido de casamento com um anel da casa.

GAP

Gapbillboard

Be Bright, Be One – “Seja brilhante, seja um”, em tradução livre -, é o nome da peça publicitária da marca que traz um casal homossexual, a primeira do gênero. A peça fazia parte da campanha “Be Bright”, que enfatizava o otimismo e cores vibrantes, uma ótima ocasião para também apoiar a bandeira colorida do casamento igualitário.

O casal, em questão, é o ator Rory O’Malley e seu então namorado Gerold Schroeder. Os dois se casaram em setembro.

Absolut Vodka

vodka-absolut

A fabricante sueca de bebidas faz anúncios direcionados ao público LGBT desde a década de 1980, ainda nos seus primeiros anos de existência. Na imagem acima, a campanha Colors Limited Edition, lançada em Maio, que trouxe frases de apoio à diversidade sexual e orgulho gay.

Publicidade

Amazon

 

Além de já ter lançado peças publicitárias com direcionamento ao público LGBT, como a reproduzida acima, a empresa também já doou para a causa: em 2012, Jeff Bezos, presidente da companhia destinou US$ 2,5 milhões para campanhas em favor da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo no estado de Washington. O montante é suficiente para colocar Bezos entre os maiores doadores da causa nos Estados Unidos.

Starbucks

“Apoiamos o casamento entre pessoas do mesmo sexo como um valor fundamental”, afirmou o Chefe Executivo da empresa em 2012. Assim como a Amazon, a empresa também apoiou a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo no estado de Washington.

Nike

[raw]

 

[/raw]   Além de ter feito campanha em favor do casamento igualitário no estado de Washington junto com a Amazon e a Starbucks, a Nike lançou uma linha de calçados focada no público LGBT, trazendo as cores do arco-íris.

Coca-Cola

IMG20150513190854_ “Nós escolhemos a felicidade sobre a tradição”, é mensagem que a Coca-Cola trouxe em Março em uma propaganda exposta no transporte público de Amsterdã. Além de já ter exibido essa e diversas outras peças publicitárias com casais do mesmo sexo, a Coca-Cola ainda foi eleita uma das empresas com um dos melhores ambientes de trabalho para LGBTs nos Estados Unidos.

Apple

a352d9591ba24500ab2c52dced311396_ Além de ter um CEO publicamente assumido gay, a empresa já participou da parada gay de San Francisco, California, e também incluiu emoticons com casais homossexuais em seu sistema operacional.

Facebook




Assim como a Coca-Cola, Microsoft, Google e muitas outras empresas, o Facebook promove a igualdade entre seus funcionários e também figura entre as melhores empresas para LGBTs trabalharem. E não é só isso: a companhia de Mark Zuckerberg também está lutando judicialmente para que medidas que impedem homossexuais de se casarem não sejam aprovadas nos Estados Unidos – um bom motivo para você fechar a sua conta na rede social.

YouTube

[raw]


[/raw]
Ironicamente, o YouTube, palco de toda a polêmica envolvendo a campanha d’O Boticário, também apoia explicitamente a igualdade de casamento não só nos Estados Unidos, como também no Brasil, como manifestou em tweet no último dia 3. É bom avisar para os que estão negativando o vídeo da campanha para fecharem suas contas.

Unilever

 

Várias marcas do grupo Unilever já produziram peças publicitárias com a participação de casais homossexuais. O comercial acima, do sorvete Magnum, traz drag queens e mensagens de apoio à diversidade de gênero: “Magnum acredita que todos devem satisfazer seus prazeres pessoais. Não importa quem você é ou no que você sente prazer; a Magnum quer inspirar todos aqueles que buscam prazeres a se satisfazerem.”

Itaú

[raw]

 

Defender a igualdade #issomudaomundo Posted by Itaú on Thursday, March 28, 2013

 

[/raw]
Embora não tenha se manifestado sobre o recente caso dos boicotes, o Banco Itaú já demonstrou apoio ao casamento igualitário durante as campanhas em favor do mesmo em 2013.

Halls

[raw]

 

O importante é cada um achar seu par 😉 Posted by Halls Brasil on Thursday, March 28, 2013

 

[/raw]
Assim como o Itaú, a Halls Brasil participou da campanha em favor do casamento igualitário em 2013. O apoio da marca foi expresso pela postagem acima nas redes sociais.

Walmart

Captura de tela de 2015-06-06 14:27:19

Ao redor do mundo, a rede de supermercados Walmart vem trazendo mensagens de apoio à união homoafetiva em suas campanhas publicitárias. No Brasil, além do marketing acima, a empresa também participou das demonstrações de apoio ao casamento igualitário com o sinal de ‘ = ‘ em 2013.

Ponto Frio

[raw]

 

Igualdade sempre!^Pinguim! Posted by Pontofrio on Wednesday, March 27, 2013

[/raw]

 

O Ponto Frio também é outra empresa brasileira que aderiu ao sinal de ‘ = ‘ nas redes sociais em 2013. Na imagem, a empresa trocou as barras do sinal de igualdade por peixes, em alusão ao seu mascote, o Pinguim.

Spotify

[raw]

 

Estranho seria se a gente celebrasse outra coisa que não fosse o AMOR. Dê play e embale seu dia: http://spoti.fi/Parada_Gay Posted by Spotify on Friday, June 5, 2015

[/raw]

A Spotify Brasil também entrou no clima e tomou uma posição oficial sobre a polêmica da campanha d’O Boticário. O serviço, além de lançar uma playlist direcionada ao público LGBT, também trocou a imagem de perfil de sua página no Facebook por um logo com o as cores do arco-íris ao fundo.

Disney

PRIDE-Gay-Days-Orlando_

O sonho da família tradicional brasileira de conhecer a Disney World infelizmente será cancelado por conta dos boicotes: desde 1991, o parque de diversões sedia os “Gay Days at Disneyland”, evento promovido por organizações LGBT e simpatizantes dentro do parque. Além de sediar o evento, a Disney já se juntou às empresas que apoiam a legalização do casamento igualitário nos Estados Unidos e já nomeou executivos assumidamente homossexuais.

GOL Linhas Aéreas

 

No dia das mães deste ano, a GOL Linhas Aéreas veiculou uma campanha com uma família não exatamente “tradicional”, contando as suas experiências com o filho adotivo.

Burger King

 

Durante a Parada Gay de San Francisco do ano passado, os restaurantes da rede Burger King trouxeram a mensagem “Nós somos todos iguais por dentro” nos papéis que embrulham os hambúrgueres, que também foram decorados de acordo com as cores do arco-íris.

Toyota

 

A Toyota já produziu diversas peças publicitárias com LGBTs ao redor do mundo. Os vídeos acima foram veiculados no Canadá e no Japão, respectivamente.

Dell

 

Uma das maiores fabricantes de computadores do mundo, a Dell é responsável por suprir 18% da demanda mundial de computadores. Em seu time de desenvolvimento, a empresa tem diversos funcionários LGBT e está entre as melhores empresas para LGBT trabalharem.

Além disso, a empresa também está fazendo lobby no Texas para que uma lei que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo não seja aprovada.

Levi’s

6a00d834515e6669e2016762bf1efd970b-800wi

“A Levi’s orgulhosamente apoia a Campanha pelos Direitos Humanos”. Precisa dizer mais alguma coisa?