Este vídeo irá mostrar em apenas 50 segundos a diferença entre o capitalismo e o socialismo

Publicidade

Um vídeo feito pela Estação Espacial Internacional (ISS) mostra o grande contraste entre a Coréia do Sul e a Coreia do Norte durante a noite. No vídeo, as luzes brilham até a espaçonave sobrevoar o país governado por Kim Jong-un. A NASA observou: 

“A Coreia do Norte é quase que inteiramente escura em comparação com a vizinha Coréia do Sul. A terra escurecida aparece como se fosse uma mancha de água junta do Mar Amarelo para o Mar do Japão. Sua capital, Pyongyang, aparece como uma pequena ilha, apesar de uma população de 3.260.000. A emissão de luz a partir de Pyongyang é equivalente às cidades menores na Coreia do Sul.”

De acordo com informações coletadas pela agência, enquanto o consumo per capita de eletricidade na Coreia do Sul é de 10.162 KWh (quilowatt-hora), na Coreia do Norte esse valor é de apenas 739 KWh ao ano.

E a comparação não é esdrúxula. O espaço é um grande aliado na medição econômica – e é cada vez mais utilizado para esse fim. Ter acesso à eletricidade muitas vezes difere alguém com recursos de alguém sem. Enquanto a Coreia do Sul, movida por uma contagiante sociedade de mercado, tem um padrão de vida similar aos países europeus, a do Norte, desamparada pela planificação da economia, equivale seu padrão a dos países da África subsaariana – ou, para ser mais exato, tem cerca de 1/10 do padrão de vida médio da Coreia do Sul. E tudo isso é refletido pela sua imensa escuridão.

Eis a diferença entre capitalismo e planificação econômica. Em apenas 50 segundos.

Publicidade